Principais tipos de fundação e características.

A fundação é um elemento estrutural, que suporta e distribui para todo terreno, de forma segura, a carga de pressão que é gerada por carga/esforço conferidos pelo peso como um todo, mais o peso de sobrecarga, abrangendo todos os esforços provenientes do uso.


Exemplo de fundação (estrutura de concreto)



 Sempre procure profissionais capacitados para realizar o serviço, e nesse caso, precisamos de um engenheiro. Será feita análise prévia das características do solo, o peso da edificação e material para elaborar o projeto estrutural. Um projeto bem feito nessa fase da obra economiza na compra dos materiais e evita problemas como deslizamentos de terra, trincas e rachaduras na sua casa. 

Temos a regulação das mesmas na NBR-6122 onde observamos condições básicas no projeto de execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas..

Então temos: fundações superficiais e profundas. 

Fundações diretas ou rasas 

Podemos entender como parte do estudo, fundações superficiais, como a fundação onde a carga é transmitida principalmente para o terreno/solo através de suas bases. A sua profundidade deve estar prevista em igual ou inferior (não podendo ser menor que 0,60m) a 3 metros. Tem o nome de fundação superficial por sua localização (não muito profunda, até 3 metros de profundidade) Conhecidas também como rasas ou diretas, podemos usar as mesmas para projetos de até dois pavimentos devido a fatores como custo/benefício. Geralmente mudam conforme o tipo, mas todas tem em sua combinação o concreto armado, as escavações deste tipo de fundação são feitas manualmente, por ser um trabalho considerado de pouco custo, geralmente é realizado com ajuda de pá, enxada, picareta e similares. 

 Sapata

 Onde as cargas da edificação se apoiam em cima das colunas, realizando assim a transferência do peso para as sapatas que por fim apoiam esse peso no solo. Dependendo da situação, as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal. Procure uma obra que esteja na fase de fundação e verá que na maioria das casas brasileiras são utilizadas sapatas, reconhecidas com ótima trabalhabilidade em terrenos de solo com uma constituição maior em minerais . Uma sapata pode ser esquematizada como um cubo de concreto armado, sustentando uma coluna/pilar. São elementos estruturais, de concreto armado, sendo configurados para que os esforços de tração que estejam sobre a fundação estejam apoiadas na armadura, tendo o concreto apenas a função de distribuir essa carga. A sua capacidade de carga é classificada como baixa e sua utilização é para locais em que no subsolo encontramos argila ou materiais semelhantes.

Radier 

O radier uma fundação rasa recomendada para solos com baixa resistência. O radier é uma placa de concreto armado ou protendido, que ficam em contato direto com o terreno, recebendo as cargas provenientes da estrutura e das sobrecargas e o distribui de forma uniforme por todo o terreno, comportando-se como lajes de concreto armado. Amplamente utilizados em obras de pequeno porte como pequenos imóveis e em obras leves de alvenaria estrutural possui vantagens como custo, rapidez, e mão de obra reduzida. 


Viga Baldrame 

Também conhecida como viga de fundação, ela é uma viga de concreto simples ou armado construída e posicionada abaixo do nível do solo, ocupa todo o comprimento das paredes, ajudando a travar as colunas da construção. podendo inclusive servir para ligar as sapatas. conectando essas sapatas isoladas temos uma melhor distribuição dos pesos da construção. 



Fundações profundas 

Uma fundação profunda e aquela em que o peso sobre ela é transferido para a fundação pela resistência de lateral (de fuste) , pela resistência de base, ou por ambas. 
Quando o solo tem baixa resistência (mais fraco) ou possui uma carga muito grande é necessário combinar a utilização de fundações rasas e profundas ou indiretas. 

As fundações indiretas mais comuns em casas são as estacas tipo broca (cilindros de concreto e aço que enterrados conectam as fundações rasas com solos mais firmes.) 
A fundação estruturada por estacas é utilizada onde os solos se encontram com algum material que o deixe pouco resistentes, como aterros e terrenos alagados. Para trabalhar nesse tipo de solo, devemos orientar as escavações a encontrar um ponto “fixo” no terreno, geralmente indicado através de sondagem.

Estaca escavada

Podendo ser classificada como a mais utilizada/comum devido a sua portabilidade a diferentes tipos de solo, excluindo terrenos com presença de nível de água, ou varias camadas do solo desmoronando.
Encontramos ela de vários tamanhos, podendo chegar até 180cm de diâmetro, podendo ser escavada até 70 metros de profundidade.

 Caixões 

São fundações de forma retangular/prismática, com a superfície concretada, que tem as paredes laterais pré-moldadas e instaladas por escavação interna. Sua base pode ser ou não alargada, podendo ser executada com ou sem ar comprimido. 

Tubulões

 Os tubulões são elementos de fundação profunda que tem formato cilíndrico, indicados principalmente em obras que possuem uma alta carga, (prédios, viadutos e pontes) podendo ter ou não base posterior a escavação do fuste alargada, havendo descida de pessoas para a execução e/ou fazer a limpeza do fundo.  Sua principal vantagem se caracteriza por resistencia tanto lateral quanto de base.







Comentários

Postagens mais visitadas