Vigas e pilares, entenda a diferença

Qual a diferença entre viga e pilar? Como você consegue identificar? 

As vigas sendo um elemento estrutural reto e horizontal, além de delimitar a laje, servem de suporte à laje distribuindo o peso da mesma para o pilar, sendo o pilar o elemento vertical que sustenta os esforços verticais das vigas e laje. 


Os pilares são utilizados dessa forma pois repassam as cargas para as fundações, sendo que estas repassam a carga para o solo. Temos as normas para execução e planejamento das mesmas na ABNT NBR 6118, e ABNT NBR 14931 


Entenda mais sobre:


Pilar é um elemento estrutural que é locado de forma vertical, usado para receber esforços verticais, transferindo assim os mesmos a fundação. 


é comum ocorrer confusão entre os termos "pilar" e "coluna" devido à semelhança em sua função estrutural. No entanto, a principal diferença está na forma do elemento estrutural.

 


exemplos de colunas, em vários estilos:




exemplo de pilar



 Viga é o elemento posicionado de forma vertical nas edificações, geralmente acompanhada de pilar e laje, sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje


vigas destacadas em verde:



Elas são utilizadas em sua maioria na horizontal, onde repassam as cargas para os pilares e estes sofrem compressão, flexão e, algumas vezes, torção, Conduzindo suas cargas até os pilares, podem apoiar pilares e lajes. 


Coluna: Geralmente, uma coluna é um suporte vertical que tem uma forma cilíndrica ou redonda, e o fuste é a parte alongada entre a base e o capitel (parte superior).


Pilar: Um pilar, por outro lado, tem frequentemente uma seção transversal quadrada ou retangular. O fuste de um pilar é o componente vertical que suporta a carga.


Portanto, a distinção entre pilar e coluna geralmente se baseia na forma do fuste. As colunas tendem a ter um fuste cilíndrico, enquanto os pilares têm um fuste com uma forma mais angular. Esses elementos são comumente usados na arquitetura e engenharia para fornecer suporte estrutural a edifícios e estruturas.


As vigas e os pilares são encontrados em diversos materiais como: madeira, concreto armado e aço. 


Podemos ainda classificar vigas por suas formas de apoio quais são:


Apoiada/ bi-apoiada: são vigas com dois pontos de apoio, um em cada extremidade, podendo ser simples ou engastadas, gerando vigas simplesmente apoiadas, com apoio simples e engaste e/ou bi -engastadas;


Contínua: quando uma viga se apoia em dois pontos;


Em balanço: vigas que encontram-se apoiadas em apenas uma extremidade. Todo peso é transferido para o ponto de fixação. esse apoio deve ser um engaste fixo; 


As vigas e pilares (inclusive de aço) podem vir em diferentes formas que chamamos de perfis. 


 Os pilares são projetados para trabalhar com compressão e flambagem. Devem receber acréscimo de armadura longitudinal/secundária (estribos/ reforço) para servirem de apoio à armadura principal.

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas